Tudo se torna mais claro quando se passa da teoria para a prática!
Nada como viver a teoria...
Mostrar como a cultura e as normas institucionalizadas são apreendidas por um bebé num qualquer livro de sociologia não é tão gratificante quanto viver o processo de aprendizagem de alguém... É maravilhoso vê-lo a fazer uma actividade/brincadeira pela primeira vez, o seu sorriso inocente e genuíno e pronto para pedir mais do mesmo é divinal, primeiro "má", "má" e depois "mais", "mais"- gosta da repetição constante do que é novo, no entanto é necessária uma orquestra sinfónica para o entreter... a cada 2 segundos pede uma nova brincadeira, é essencial toda a nossa imaginação... Mas mais impressionante é constatar a velocidade com que aprende as palavras, a função dos objectos, às vezes basta ver uma vez para na próxima oportunidade já a querer repetir... admiração, orgulho!
A rapidez com que apreendem as normas e os comportamentos "aceites" impressiona...
Todos os dias há qualquer coisa nova a aprender, todos os dias a socialização ("dinâmica da transmissão de cultura, o processo pelo qual os homens aprendem as regras e as práticas dos grupos" in Sociologia 12º) está presente no desenvolver da sua personalidade e todos os dias vão ser necessários para essa aprendizagem...
Estudei o processo de socialização nos tempos de secundário, mas experiênciá-lo na prática com alguém que me é querido é indescritível, é arrebatador... estou a amar ser um agente importante neste processo!
Sem comentários:
Enviar um comentário